A AÇÃO DA VITAMINA D NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

por do sol - A AÇÃO DA VITAMINA D NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

A VITAMINA D TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO NOSSO SISTEMA IMUNE. A COVERSÃO DE CALCIDIOL EM CALCITRIOL É FEITA PELOS MACRÓFAGOS NO MOMENTO EM QUE SURGE A NECESSIDADE DE REACÇÃO, DIANTE DE UMA AGRESSÃO MICROBIANA.

 O CALCITRIOL ATUA COMO UMA CITOCINA, ATACANDO OS MICRÓBIOS EVASORES, DESEMPENHANDO UM PAPEL FUNDAMENTAL NA BOA IMUNIDADE DIANTE DE BACTÉRIAS E VIRUS. 

COM POUCO 25OHD ( 25 HIDRÓXIDO VITAMINA D ) CIRCULANTE NA CORRENTE SANGUÍNEA, TEREMOS UMA BAIXA IMUNIDADE TECIDUAL. ESTA 25OHD ESTÁ PRONTA  PARA QUANDO FOR NECESSÁRIA, MAS EXISTINDO EM POUCA QUANTIDADE TEREMOS DISFUNÇÃO CELULAR E DISFUNÇÃO DOS MACRÓFAGOS O QUE SIGNIFICA IMUNIDADE DIFICIENTE. PORTANTO POUCA VITAMINA D TRAZ BAIXA IMUNIDADE.

 LEMBREMOS QUE NA VERDADE, A VITAMINA D É FUNDAMENTAL PARA O FUNCIONAMENTO DE QUALQUER CÉLULA DO NOSSO CORPO, PARA QUE POSSA FUNCIONAR CORRETAMENTE.

SABE-SE HOJE , QUE TODAS AS CÉLULAS DO NOSSO CORPO CONVERTEM  O CALCIDIOL EM CALCITRIOL. MAS PARA ISSO ACONTECER, É NECESSÁRIO QUE EXISTA 25OHD CIRCULANTE NA CORRENTE SANGUÍNEA . QUANDO TEMOS PESSOAS COM VALORES ABAIXO DE 20, ESTAMOS DIANTE DE ALGUÉM COM SÉRIO RISCO DE DESENVOLVER VÁRIAS DOENÇAS GRAVES ESSA PESSOA FACIMENTE FICA DOENTE, INFECTADO POR VIRUS E BACTÉRIAS.

POR OUTRO LADO, O CALCITRIOL, REGULA O SISTEMA IMUNE, MODULANDO SUA ATIVIDADE, IMPEDINDO QUE ACONTEÇA  UMA AUTOAGRESSÃO SOBRE OS TECIDOS DO PRÓPRIO CORPO, ( DOENÇAS AUTOÍMUNES ). ISTO ACONTEÇE PORQUE A VITAMINA D ORGANIZA O SISTEMA IMUNOLÓGICO, TORNANDO-O MAIS EFICAZ EM SUA ACÇÃO DE GERAR IMUNIDADE. 

MUITAS PESSOAS ACREDITAM ERRADAMENTE, QUE A DOENÇA AUTOIMUNE REPRESENTA UM FUNCIONAMENTO EXAGERADO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, COMO SE ESTIVESSE ATIVO DEMAIS, OU AGINDO EM EXCESSO. ESTE RACIOCÍNIO É ERRADO.

ESTE FATO NÃO SE DEVE AO SISTEMA IMUNE FORTE DEMAIS, OU EXAGERADO, MAS SIM, DESORGANIZADO, INCAPAZ DE REALIZAR A DISTINÇÃO ENTRE O QUE É, E NÃO É ORGANICO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *