CONHEÇA O FUNCIONAMENTO DA TIROIDE

tiroide owviy26d1c1kho7rahho6fe4texhq3s1flys7w66ke - CONHEÇA O FUNCIONAMENTO DA TIROIDE

A TIROIDE É UMA GLÂNDULA ENDÓCRINA QUE ESTÁ LOCALIZADA ABAIXO DA LARINGE, COM A FORMA DE BORBOLETA, FORMADA POR DOIS LÓBULOS UM DO LADO ESQUERDO E OUTRO DO LADO DIREITO DA TRAQUEIA E UNIDOS POR UMA PARTE CENTRAL CHAMADA ISTMO.

 

AS HORMONAS PRODUZIDAS PELA TIROIDE SÃO A TIRÓXINA OU TAMBÉM CHAMADA TETRAIODOTIRONINA E CONHECIDA POR T4 E A TRIODOTIRONINA CONHECIDA POR T3 E AINDA A CALCITONINA.

 

O T3 E T4 POSSUEM IODO NA SUA COMPOSIÇÃO E TAMBÉM ALGUNS AMINÓACIDOS COMO A TIROSINA. NO T3 EXISTEM TRÊS MOLÉCULAS DE IODO LIGADOS A UMA DE TIROSINA E NO T4 EXISTEM QUATRO DE IODO PARA UMA DE TIROSINA.

 

A SECRESSÃO DESTAS HORMONAS PARA A CORRENTE SANGUÍNEA ACONTECE , QUANDO A TIROIDE É ESTIMULADA POR OUTRA HORMONA PRODUZIDA PELA HIPÓFISE CHAMADO O TSH. É IMPORTANTE O IODO E O TSH PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA TIROIDE.

 

SE A TIROIDE NÃO TEM IODO SUFICIENTE PARA A PRODUÇÃO DOS SUAS HORMONAS, A PRODUÇÃO DO TSH AUMENTA, PORQUE A HIPÓFISE PERCEBE QUE A TIREÓIDE NÃO ESTÁ PRODUZINDO AS SUAS HORMONAS EM QUANTIDADE ADEQUADA E ELA AUMENTA  A PRODUÇÃO DE TSH PARA VER SE ELA CONSEGUE ESTIMULAR MAIS O SEU FUNCIONAMENTO E ESTE PROCESSO CHAMA-SE RETROALIMENTAÇÃO NEGATIVA.

 

SÓ QUE O TSH TAMBÉM TEM UM EFEITO SOBRE A TIROIDE PROVOCANDO UMA HIPERTROFIA DA GLÂNDULA, COM NIVEIS DE TSH AUMENTADOS A TIROIDE ACABA CRESCENDO DEMAIS CAUSANDO O CHAMADO BÓCIO ENDÉMICO POR DIFICIÊNCIA DE IODO PELO AUMENTO DO TSH RECOMENDA-SE ENTÃO A TOMA DE IODO.

 

AS FUNÇÕES DAS HORMONAS DA TIROIDE

O T3 E O T4 HORMONAS QUE REGULAM O METABOLISMO BASAL DAS NOSSAS CÉLULAS, SÃO CAPAZES ATRAVÉS DA ATIVAÇÃO DE GENES DE ESTIMULAR A SINTESE PRÓTEICA, PROMOVENDO A MATURAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO E AUMENTAR A TAXA DE RESPIRAÇÃO CELULAR NA MAIOR PARTE DOS TECIDOS DO CORPO.

AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUE NÓS ENCONTRAMOS NA TIROIDE SÃO O HIPOTIRÉOIDISMO QUE É QUANDO A TIROIDE FUNCIONA LENTA E HIPERTIROIDISMO QUANDO A TIROIDE FUNCIONA ACELARADA. 

NO HIPOTIROIDISMO AS HORMONAS DA TIROIDE SÃO INSUFICIENTES, QUANDO PRODUZ POUCAS HORMONAS TIROIDIANAS, ACABA POR DIMINUIR A TAXA METABOLICA BASAL, PODENDO LEVAR AO AUMENTO DE PESO, SENTIR FADIGA, LETÁRGIA E SENSAÇÃO DE FRIO, FORMAÇÃO DE EDEMA NA FACE E EM EXTREMIDADES DO CORPO.

JÁ O HIPERTIROIDISMO ACONTECE QUANDO A TIROIDE PRODUZ AS SUAS HORMONAS DE FORMA AUMENTADA O QUE LEVA A UM AUMENTO DA TAXA METABOLICA BASAL E A PESSOA PODE TER PERDA DE PESO, IRRITABILIDADE, PROBLEMA PARA DORMIR, INTOLERÂNCIA AO CALOR, AUMENTO DA TENSÃO ARTERIAL.

ESTAS ALTERAÇÕES NA TIROIDE PODEM SER CAUSADAS POR UM DEFEITO DIRETO NA GLÂNDULA TIROIDE, OU POR ALTERAÇÃO NA SECRESSÃO DE TSH PELA HIPÓFISE.

E POR ÚLTIMO TEMOS A CALCITONINA QUE VAI AJUDAR A CONTROLAR OS NIVEIS DE CÁLCIO NO SANGUE , QUANDO ISSO FOR NECESSÁRIO PARA O ORGÂNISMO. PARA ISSO A CALCITONINA DIMINUI A REABSORÇÃO OSSEA INIBINDO OS OSTEOCLASTOS FAZENDO COM QUE O CÁLCIO FIQUE NO OSSO E TAMBÉM ATUA SOBRE OS RINS DIMINUINDO A ABSORÇÃO DE CÁLCIO PELOS RINS, FAZENDO  COM QUE SEJA MAIS  ELIMINADO NA URINA.

A CALCITONINA VAI ATUAR EM EQUILIBRIO COM OUTRA HORMONA PRODIZIDA POR OUTRA GLÂNDULA QUE ESTÁ ASSOCIADA Á TIROIDE QUE SE CHAMA GLÂNDULAS PARATIROIDES QUE ESTÃO LOCALIZADAS NA PARTE DE TRÁS DA TIROIDE E SÃO EM NUMERO DE QUATRO DE TAMANHO MAIS PEQUENO, VARIANDO DE PESSOA PARA PESSOA.

ELAS PRODUZEM UMA HORMONA CHAMADA PARATORMONA OU PTH, IMPORTANTISSIMA TAMBÉM PARA O CONTROL DOS NIVEIS DE CÁLCIO NO SANGUE, CONJUNTAMENTE COM A CALCITONINA. ESTA HORMONA VAI TER EFEITOS OPOSTOS AOS EFEITOS DA CALCITONINA, ENTÃO ELES ATUAM EM EQUILIBRIO ENQUANTO UMA DIMINUI A OUTRA AUMENTA OS NIVEIS DE CÁLCIO NO SANGUE.

PARA ISSO, A PARATORMONA TAMBÉM ATUA  NOS OSSOS E NOS RINS, NOS OSSOS ELE VAI ESTIMULAR A DEGRADAÇÃO DA HIROXAPATITA E A LIBERAÇÃO DE CÁLCIO DO OSSO PARA O SANGUE, NOS RINS ESTIMULA A REABSORÇÃO DE CÁLCIO, FAZENDO COM QUE O CÁLCIO FIQUE MAIS NO SANGUE E SENDO MENOS ELIMINADO NA URINA.

GOSTAVA QUE DEIXASSE UM BREVE COMENTÁRIO EM BAIXO, OBRIGADO.

ANTÓNIO FERREIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *