
AVITAMINA D É FUNDAMENTAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO E SISTEMA NERVOSO. NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM QUE A VITAMINA D É UM NEURÓESTEROIDE.
PESQUISAS RECENTES EVIDENCIARAM QUE ELA EXERCE UM PAPEL MUITO IMPORTANTANTE NO CÉREBRO, CUJO AS CÉLULAS POSSUEM RECETORES DE VITAMINA D ( RVD ).
A FALTA DE VITAMINA D NA FORMA DE 25OHD ( VINTE CINCO HIDRÓXIDO VITAMINA D ), ABRE PORTAS PARA O SURGIMENTO DE DOENÇAS NEURÓDEGENERATIVAS E PSIQUIÁTRICAS.
O CÉREBRO CONVERTE O 25OHD EM CALCITRIOL, COM AJUDA DA ENZIMA RESPONSÁVEL POR ESTE PROCESSO A 1 ALFAHIDRÓXILASE.
A VITAMINA D É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO E DESENVOVIMENTO DO CÉREBRO, E A SUA FALTA NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA, PODE GERAR PROBLEMAS GRAVES COMO ESQUIZOFRENIA E AUTISMO, TAMBÉM AGE COMO UM POTENTE NEUROPROTETOR, DIMINUINDO OS EFEITOS NEGATIVOS GERADOS PELO STRESS CRÓNICO, UMA BOA QUANTIDADE DE 25OHD PROMOVE UM AUMENTO DE ANTIOXIDANTES NO CÉREBRO. TAMBÉM É FUNDAMENTAL PARA A PREVENÇÃO DE UMA DOENÇA CHAMADA A ESCLEROSE MÚLTIPLA.
A DIFICIENCIA DESTA VITAMINA ABRE PORTAS PARA ESTA DOENÇA, QUE SE MANIFESTA COM A DESMIELINIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO. A ESCLEROSE MÚLTIPLA É UMA DOENÇA AUTO-IMUNE, NA QUAL O SISTEMA IMUNOLÓGICO DESTRÓI PROGRESSIVAMENTE A BAÍNHA DE MIELINA, ( A CAPA PROTETORA DOS NERVOS QUE CONDUZEM OS IMPULSOS NERVOSOS ).
ESTA DESTRUIÇÃO DA BAINHA DE MIELINA FAZ COM QUE O SISTEMA NERVOSO PERCA A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO, O SEJA OS NEURÓNIOS NÃO CONSEGUEM MAIS TROCAR INFORMAÇÕES ATRAVÉS DOS IMPULSOS NERVOSOS. COM ISSO, TEREMOS SINTOMAS FÍSICOS, MENTAIS E ATÉ DESORDENS PSIQUIÁTRICAS, PODEMOS ATÉ CITAR DENTRE ELAS, A VISÃO DUPLA, CEGUEIRA DE UM ÚNICO OLHO, FRAQUESA MUSCULAR SEVERA, COORDENAÇÃO MOTORA PREJUDICADA, DIFICULDADES COM A FALA E A DEGLUTIÇÃO, INCONTINÊNCIA URINÁRIA ETC.
A ESCLEROSE MÚLTIPLA É UMA PATOLOGIA TERRÍVEL QUE PIORA COM O TEMPO, PROMOVENDO UMA INCAPACITAÇÃO PROGRESSIVA PARA O TRABALHO E DESTRUINDO QUALQUER QUALIDADE DE VIDA.
A VITAMINA D É FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO, PARA QUE O SISTEMA POSSA SER COMPETENTE EM ACTUAR NA DEFESA DA INTEGRIDADE DOS TECIDOS, SENDO FORTE E ÁGIL NO COMBATE ÁS BACTÉRIAS E OUTROS MICRÓBIOS E EFICAZ A DISTINGUIR AS PROTEÍNAS QUE SÃO DO PRÓPRIO CORPO, PARA QUE NÃO SEJAM ATACADAS PELOS GLÓBULOS BRANCOS.
QUANDO EXISTE FALTA DE 25OHD, TEREMOS MENOS CALCITRIOL E COM ISSO, UMA MAIOR FACILIDADE PARA QUE ACONTEÇAM AS DOENÇAS AUTOIMUNES.
A VITAMINA EXERCE UM PAPEL NEUROPROTETOR SOBRE O SISTEMA DOPAMINÉRGICO. ELA PROTEGE OS NEURÓNIOS PRODUTORES DE DOPAMINA NA SUBSTÂNCIA NEGRA DO CÉREBRO. SABE-SE QUE O MAL DE PARKINSON É UMA DESORDEM MOTORA, CAUSADA PELA PERDA DE NEURÓNIOS DOPAMINÉRGICOS DESTA REGIÃO DO CÉREBRO.
VÁRIAS INVESTIGAÇÕES CIENTIFICAS DERAM CONTA QUE A DIFICIENCIA DE VITAMINA D AUMENTA O RISCO DO DESENVOLVIMENTO DO MAL DE PARKINSON, COM ESTES DADOS OBSERVAMOS QUE A DOENÇA TÃO SÉRIA COMO O PARKINSON, PODE SER EVITADA COM A SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D INFELIZMENTE, OS AVANÇOS E DESCOBERTAS MÉDICAS QUE CONTRARIAM OS INTERESSES DA INDÚSTRIA, DEMORAM MUITO PARA SEREM ACEITES E COLOCADOS EM PRÁTICA .
OS MÉDICOS DEMORAM A ACEITAR QUE MÉTODOS SIMPLES ( COMO UMA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D ) POSSAM FAZER EFEITOS TÃO SIGNIFICATIVOS NA SAÚDE DAS PESSOAS.
VAMOS TORCER PARA QUE NO FUTURO ISTO SE MODIFIQUE.
A SAÚDE ESTÁ NA TUA MÃO .
ARTIGOS CIENTÍFICOS CONSULTADOS: ( Siegel A, 1984), ( Borowics KK, et al. 2007 ), ( Newmark HL, et al 2007), ( Knekt, et al. 2010)